A menina da capa vermelha

A garota da capa vermelha –

No Brasil,o nome é  Chapeuzinho Vermelho, que embora seja vermelho, nem de longe é um chapeuzinho, até porque a menininha não ficaria tão bem de chapéu quanto de capa, andando em florestas obscuras e com um lobo mau à espreita. A frase famosa “e pra que esses dentes tão grandes vovozinha?”, sabendo-se que não era a vovozinha coisa nenhuma, seguida pela resposta “pra te comer, Chapeuzinho”, virou lenda maior que a história, por motivos óbvios. A expressão, nada metafórica, tem duplos, triplos e quádruplos sentidos e, pelo que se nota acima, talvez cheguemos aos motivos quíntuplos.

E, afinal de contas, quem era o caçador e como ele aparece assim tão de improviso e tão decisivo na história? Conheceria a mãe de Chapeuzinho, seriam por assim dizer, amigos? Essas e outras passagens permanecem obscuras, mas não importa muito. Afinal, quem se habilitaria a desembuchar o lobo e tirar lá de dentro uma vovozinha, se não fosse o intrépido caçador?

Por outro lado, a inocência mesclada à teimosia da mesma em obedecer sua mãezinha também coloca mais um pouquinho de pimenta na lenda. Inocência ou, no fundo, mera vontade de curtir uma fantasia às custas da desobediência?  As interpretações são várias, mas, olhando a imagem acima, quem não se habilita a ser o lobo mau?

HILTON BESNOS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s