AAMF Sobre o leitor comum

Sobre o leitor comum

 

O leitor comum – esse consumidor muitas vezes indeciso, que se deixa levar por modismos e pela lei do menor esforço, lembrando A Parábola dos Cegos de Pieter Brueghel -, em linhas gerais, não tem como avaliar todo um complexo de impulsos que se ocultam, sob a superfície estabelecida diante de seu interesse ou de sua curiosidade, na forma de um romance, de um poema ou, até mesmo, de uma peça de teatro, pois teatro também é lido, antes que seja representado.

Toda transpiração, criatividade e intelecto fundidos, onde vetores racionais e emotivos permitem a transformação de experiências em arte, jamais são cogitados, inexistindo, portanto, qualquer percepção ou interesse, de sua parte, em expedições arqueológicas, que lhe permitam alguma forma de decomposição estrutural, que possam, pelo menos, sugerir hipóteses sobre como tudo aquilo que consome seu tempo chegou a existir, produzindo-lhe distração, algum conhecimento ou apenas tédio.

O que ele tem nas mãos é apenas um objeto linguístico de natureza estética a ser consumido conforme suas intenções, sejam as mais elevadas ou as mais ordinárias. Como alguém que devora uma barra de chocolate e ignora que antes dela houve o fruto do cacau plantado e colhido por mãos trabalhadoras, o leitor comum mastiga e digere seu texto como uma coisa acabada, escrita por alguém que muitas vezes ele até esquece o nome, sem história, sem passagem por alguma linha de produção, algo que lhe parece ter vindo como se sempre tivesse existido, sugerindo, inclusive, a ilusão da geração espontânea. Essa falta de sensibilidade, por parte da massa leitora, sempre denotando ausência de índole especulativa, pode muito bem ser uma das causas da notória indiferença que boa parte do mundo oferece aos escritores. E isso, em certos casos, tem início na própria família do pobre diabo que desafia a sociedade, insurgindo-se como sujeito da palavra estética.

Antônio Augusto Mariante Furtado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s